24 de junho de 2012

O que lhe impede de Frequentar a Escola Dominical?



Há diversas justificativas que costumeiramente ouvimos como sendo impedimento a certos irmãos de ser assíduos na Escola Dominical, como ter que preparar o almoço para seus familiares, dormir até mais tarde por ser o único dia da semana que não trabalham gostar de praticar algum tipo de esporte ou ir pescar com os amigos, mas bem no horário da ED. 

Sabemos que por motivo de trabalho, enfermidade física e outras situações aceitáveis algumas pessoas são impedidas de freqüentarem a Escola Dominical, mas que se pudessem, lá estaria. Enfim, as justificativas são das mais variadas, mas em sua maioria, vem revestida de uma boa dose de comodismo. A realidade é que ninguém é obrigado a freqüentar a ED, mas podemos ver o que a bíblia nos diz a respeito de nossa caminhada espiritual. 

O Apóstolo Pedro certa vez recomendou “… crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (2 Pedro 3:18). Diante disso, minha pergunta é: como crescer na graça e, principalmente, no conhecimento do Senhor sem freqüentar a Escola Dominical? 

Alguns poderiam responder que já participam de outras atividades da igreja, mas os cultos durante a semana e aos domingos à noite são suficientes para que nossa fé venha a ser inabalável? Ao ser tentado no deserto pelo diabo (Mateus 4:1-11), Jesus, o Filho de Deus, venceu o inimigo pela Palavra. Quanto mais nós, pecadores precisamos estar revestidos dela para resistirmos aos ataques do maligno. Além disso, se nosso coração estiver regado pelos ensinamentos do Mestre, nossa vida resplandecerá a glória de Deus e nossa luz brilhará diante dos homens.

A ED é um presente do Pai! Como é maravilhoso sermos edificados na Palavra de Deus logo pela manhã. Em nossa vida secular, se não freqüentarmos uma escola, teremos dificuldade em apreender algumas coisas. Assim como alguém precisa ingressar em uma faculdade para obter seu diploma e ter um bom futuro profissional, no contexto espiritual a ED é indispensável para que venhamos estudar a bíblia e crescer espiritualmente. 

Amado, vale à pena nos tornamos alunos da ED. Para isso, é preciso termos disciplina. Tem dificuldade em acordar domingo pela manhã? É só dormir na noite anterior mais cedo. Tem que preparar o almoço para seus familiares? Muitas mulheres que participam da ED também têm, mas é só preparar alguns alimentos antes. Você que é membro da igreja, mas não tem o costume de participar desta amada escola, mude seus hábitos. 

O que está lhe impedindo de crescer na graça e no conhecimento? Se você já é um cristão disciplinado, que tem fome e sede de Deus e que prioriza a ED para seu fortalecimento espiritual, meus parabéns! Se você ainda não tomou a decisão de se aprofundar nas escrituras, não perca tempo, A Escola Dominical foi feita para você! 

Afinal, você não iria desprezar este banquete espiritual que Deus preparou para você, iria?


Um comentário:

  1. A paz de CRISTO. O que está me impedindo de ir a escola dominical, é que a maioria não estão ensinando de acordo com as Escrituras Sagradas,por exemplo:
    ensinam que a vinda de CRISTO será secreta,CRISTO,nunca ensinou este ensino, ensinam que depois do arrebatamento haverá a segunda chance, CRISTO,nunca ensinou este ensino,ensinam que a igreja não passará pela Grande Tribulação,CRISTO nunca ensinou este ensino,e outras coisas...por isso que eu não vou,prefiro,estudar em casa,peço ajuda a DEUS e ele está me ajudando. A paz.

    ResponderExcluir