31 de agosto de 2012

O impostor que vive em mim (síndrome de Smigol)

A vida em torno do falso “eu” gera o desejo compulsivo de apresentar ao público uma imagem perfeita, de modo que todos nos admirem e ninguém nos conheça. 

A vida dedicada à sombra é uma vida de pecado. Pequei em minha recusa covarde — por temer ser rejeitado — de pensar, de sentir, de agir, de responder e de viver a partir do meu “eu” autêntico. Recusamos ser nosso verdadeiro “eu” até mesmo com Deus — e depois nos perguntamos por que nos falta intimidade com ele.


 O ódio pelo impostor é na verdade o ódio de si mesmo. O impostor e eu constituímos uma só pessoa. O desprezo pelo falso “eu” dá vazão à hostilidade, o que se manifesta como irritabilidade geral — irritação pelas mesmas faltas nos outros que odiamos em nós mesmos. O ódio próprio sempre redunda em alguma forma de comportamento autodestrutivo. 

Aceitar a realidade da nossa pecaminosidade significa aceitar o nosso “eu" autêntico. Judas não conseguiu encarar sua sombra; Pedro conseguiu. Este fez as pazes com o impostor interior; aquele que se levantou contra ele. Quando aceitamos a verdade do que realmente somos e a rendemos a Jesus Cristo, somos envoltos em paz, quer nos sintamos em paz, quer não. Quero dizer com isso que a paz que ultrapassa o entendimento não é uma sensação subjetiva de paz; se estamos em Cristo, estamos em paz, mesmo quando não sentimos nenhuma paz. 

Jesus revela os verdadeiros sentimentos de Deus em relação a nós. Ao virarmos as páginas dos evangelhos, descobrimos que as pessoas que Jesus lá encontra são você e eu. O entendimento e a compaixão que ele oferece a elas, ele também estende a você e a mim. 

Quanto maior o tempo na presença de Jesus, mais você ficará acostumado com sua face e de menos adulação necessitará, porque terá descoberto por si mesmo que ele é suficiente. E, nessa Presença, você se encantará com a descoberta do que significa viver pela 
graça e não pelo desempenho. 


Written by Juliano Fabrício




29 de agosto de 2012

Eu & Você = Cristo


Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. 
1 Coríntios 12:27


Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para tirar suas diferenças. O Martelo exerceu a presidência, entretanto lhe foi notificado que teria que renunciar. Por quê? Fazia demasiado ruído! E, também, se passava o tempo golpeando.
O Martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o Tornilho (aquela ferramenta que se usa para furar madeira); disse que ele necessitava dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa. Ante ao ataque, O tornilho aceitou também, mas na sua vez pediu a expulsão da Lixa. Fez ver que era muito áspera em seu tratamento e sempre teria atritos com os demais. A Lixa esteve de acordo, com a condição que também fosse expulso o Metro, que sempre ficava medindo aos demais segundo suas medidas, como se fora o único perfeito.
Nisso entrou o Carpinteiro, e se pôs o avental e iniciou o seu trabalho. Utilizou o Martelo, a Lixa, o Metro e o Tornilho. Finalmente, a grosseira madeira inicial se converteu em um lindo móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia recomeçou a deliberação. Foi então que tomou a palavra o Serrote, e disse:
Senhores, se há demonstrado que todos têm defeitos, entretanto o carpinteiro trabalha com nossas qualidades. Isto é o que nos faz valioso. Assim nós não pensamos sobre nossos maus pontos e nos concentramos na utilidade de nossos pontos bons.
A assembléia encontrou, então, que o Martelo era forte, o Tornilho unia e dava força, a Lixa era especial para afinar e limar asperezas e observaram que o Metro era preciso exato. Sentiram-se então uma equipe de produzir móveis de qualidade. Sentiram-se felizes com suas fortalezas e por trabalharem juntos.
Assim somos nós no reino espiritual, sozinhos podemos ate fazer alguma coisa, porém limitada, somos chamados por DEUS para fazer parte de um grande corpo, o Corpo Místico de Cristo.
Cada um de nós independente de classe social, de tamanho de fé, de poder financeiro, tem uma tarefa a cumprir. Algo que só vai ficar perfeito se você colocar as mãos na obra!
Muitos invejam a posição do próximo, “ah se fosse eu lá” “se fosse do meu jeito” e tantos outros “ah se fosse eu” naquela função, faça o seguinte... faça aquilo que DEUS te incumbiu de fazer, faça com excelência e no final você vai ver o quanto DEUS foi especialista em te escolher.
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.” (Romanos 12:4-5 RC)
A igreja é um corpo, o corpo de Cristo, e como tal são compostos de membros esses que precisam dar a sua contribuição para o desenvolvimento do corpo, contribuição que por mais simples que seja é de extrema importância, de extremo valor, cada membro em particular deve prestar obediência a Jesus Cristo. E também, como corpo a igreja, bem como cada membro em particular, precisa dar lugar, buscar a atuação do Espírito Santo; é o Espírito quem confere poder ao corpo para desenvolver as suas funções.
Por isso não questione, não tenha inveja, raiva ou espírito de competição, mais busque a direção de DEUS, e deixe Cristo te conduzir e o Espírito Santo te instruir nessa obra para o seu Reino.



QUEBRANDO A ROTINA




''Enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus no meu  nariz"
Jó 27:3
                   ''Porque dEle, e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém!" (RM11:36). O ar que você acaba de inspirar? Deus lhe deu isso. O sangue que acaba de pulsar pelo seu coração? Dê o crédito a Deus. A luz com a qual você lê e o cérebro com que processa informação? Ele lhe deu as duas coisas.
                     Tudo vem dEle... e existe por Ele. Nós existimos para exibir Deus, para exibir sua glória. Nós servimos como telas para o golpe do seu pincel, papéis para a sua pena, solo para as suas sementes, vislumbres da sua imagem.



Max Lucado


27 de agosto de 2012

Lâmpada para os meus pés


Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. 
Salmos 119:105


O salmo 119 é todo um elogio a lei de DEUS, nele o salmista expressa, seu amor e sua admiração a palavra de DEUS, é um salmo que muito me encanta.
É impressionante o amor do salmista pela palavra de Deus, era sua meditação todo o dia, não que o salmista fica-se o dia todo com a bíblia na mão, mas ele tinha a palavra de DEUS no seu coração.
Ele considerava essa palavra de DEUS como lâmpada para seus pés e luz no seu caminho. Certa vez perguntei para um grupo de aproximadamente 14 jovens quantos já haviam lido a bíblia pelo menos 1 vez, a resposta foi trágica nenhum se quer havia lido, fui mais ousada e perguntei é o livro do Crepúsculo, nossa crê em DEUS PAI, 80% já tinham lido e mais outros livros de conteúdo que não honra a DEUS.
Parece brincadeira mais temos ate mesmos “obreiros” da casa de Deus que nunca leram a bíblia se quer uma vez na vida, é para moer essa turma.
Ei você que perdeu alguns minutos para ler essa postagem, tira no mínimo 30 minutos do seu precioso tempo para alimentar sua alma, para iluminar seus pés, a palavra de Deus é lâmpada para sua vida, e para que serve uma lâmpada? Para iluminar no escuro, então para de andar apalpando na escuridão, leia a bíblia desfrute das riquezas do evangelho, saia das trevas.
Ilumine sua vida com a palavra viva, faça mais que a diferença, faça a diferença para sua alma. Eu sei muito bem que não é fácil ter força para ler a Bíblia, o inimigo luta,luta muito sim tudo é mais atraente que simples folhas de papel, mais se lembrem “essas simples folhas promovem VIDA” seja forte “Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 1 João 2:14”, ou melhor, você é forte já venceu, e venceu porque a palavra de DEUS esta em você! Pense e palavra e sua lâmpada? Reflita no louvor Lâmpada Para Os Meus Pés Daniel Ludtke
Desvenda os meus olhos pra que eu possa contemplar as maravilhas de tua lei.
Como são felizes os que seguem os teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras pra não pecar contra ti.
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz pro meu caminho.
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra não ando sem destino.

Seja feliz, siga a Cristo guarde suas palavras e viva vivo.



25 de agosto de 2012

Porque não ajudar?


Jesus não valoriza pessoas pelo dinheiro, roupas ou pelo que elas são. Ele olha para alguém que os outros desprezam e que ninguém da valor. Porque não deixar o orgulho de lado, e se aproximar dos que sofrem e daqueles que os outros rejeitam?
Jesus estava no pátio do templo, sentado perto da caixa das ofertas, olhando com atenção as pessoas que colocavam dinheiro ali: muitos ricos davam muito dinheiro. Então chegou uma viúva pobre e colocou na caixa duas moedinhas de pouco valor.
Vendo isso Jesus disse aos discípulos: Esta viúva pobre deu mais que todos, porque os outros deram o que estava sobrando, porem ela que é pobre, deu tudo o que tinha (Mc 12:41-44)
Não importa a quantidade de sua oferta o que importa e que seja de coração. Porque não estender a mão amiga aqueles que necessitam? Faça como a viúva fez, se você não tem nada se alegre, pois amanha Jesus providenciará o melhor para você. Apenas mesmo sem ter e sem forças, ajude os que precisam, pois Deus tem o melhor para aqueles que nele esperam. “Para o malvado, fazer o mal é divertimento, mas a pessoa sensata encontra prazer em ajudar” (Pv 10:23)
Persista, lembre-se que no fim tem recompensa a todos que fizerem a sua obra.


Conhecendo o Espírito Santo


“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.”
JOÃO 14:16



O que é o Espírito Santo? Uma força? Ou uma influência? Adequando melhor esta pergunta, seria mais apropriado dizer: “Quem é o Espírito Santo?”. Conforme demonstram as escrituras, Ele não é uma força impessoal, nem uma influência; é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Sua divindade não pode ser, sob hipótese alguma, contestada. Não há limites para o que o Espírito Santo pode e quer fazer na vida do crente.
O Espírito Santo prepara o cristão para viver com Cristo no céu. Quando recebemos Cristo pela fé, Ele nos dá o seu Espírito como o seu penhor. Como prova de que receberemos o que Ele prometeu – aceitação por Deus, perdão dos nossos pecados e um lar celestial. Este maravilhoso Espírito de Deus é livre para viver na vida de todas as pessoas que aceitaram a Cristo e o convidaram para entrar em suas vidas. É possível sentir o seu amor, sua presença, graça e poder. Vamos conhecer melhor o Espírito Santo de Deus?

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

A Bíblia nos apresenta o Espírito Santo como uma pessoa. Ele é dotado de autodeterminação e possui capacidade para agir/interagir como uma pessoa completa e perfeita: FALA (ATOS 13:2); DIRECIONA (ATOS 15:28); REVELA (ATOS 20:23); ENSINA (1 CO 2:13); TESTIFICA (HEBREUS 10:15). O Espírito Santo é tão soberano quanto o Pai e o Filho.

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

Da mesma forma que Jesus, o Espírito Santo também é Deus. Muitas pessoas pensam que Ele é apenas “uma influência” ou “uma força de Deus”. Mas Jesus deixou bem claro aos seus discípulos que o Espírito Santo é uma pessoa. Vejamos as suas principais características:
• Ele tem mente – ROMANOS 8:27
• Ele tem vontade – 1 CORÍNTIOS 12:11
• Ele tem sentimento – EFÉSIOS 4:30
• Ele revela – 1 CORÍNTIOS 2:10
• Ele ensina – JOÃO 14:25
• Ele testifica – ROMANOS 8:16
• Ele intercede – ROMANOS 8:16
• Ele fala – 1 TIMÓTEO 4:1
• Ele dirige – ATOS 16:6,7

A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo tem os mesmo atributos divinos de Jesus e do Pai. Ou seja, Ele é:
• Onipresente – SALMO 139:9
• Onipotente – ROMANOS 15:19
• Onisciente – 1 CORÍNTIOS 2:10
• Criador – JÓ 33:4
• Eterno – HEBREUS 9:14
• Santo – 1 JOÃO 2:20
• Salvador – 1 PEDRO 1:2

O TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRISTÃO

Jesus havia dito a seus discípulos que o Pai enviaria outro Consolador, para que ficasse com eles para sempre (JOÃO 14:16). A palavra “OUTRO” aqui significa “da mesma semelhança”. Então quer dizer que o Espírito Santo seria como Cristo para os discípulos: Mestre, Senhor, guia, Ajudador, Advogado, Conselheiro e Amigo (JOÃO 14:17).
Jesus também disse: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo” (JOÃO 16:8). O Espírito Santo é quem revela, através da palavra, toda a verdade a respeito de Jesus (JOÃO 14:16,26). Ele nos faz membros do corpo de Cristo (1CORÍTINOS 12:13); toda pessoa que aceita a Cristo como Salvador recebe imediatamente o Espírito Santo (ROMANOS 8:15) . Vejamos algumas coisas que o Espírito Santo faz na vida do cristão:
• Ele nos santifica e liberta do pecado (ROMANOS 8:2-4; GÁLATAS 5:16,17; 2 TESSALONICENSES 2:13)
• Ele nos ajuda na adoração a Deus (ATOS 10:45,46)
• Ele nos ajuda em oração e intercede por nós (ROMANOS 8:26,22)
• Ele nos faz mais semelhantes a Cristo (GÁLATAS 5:22,23)
• Possibilita nossa comunhão com Jesus (JOÃO 14:16-18)
• Ele nos alegra, consola e ajuda (JOÃO 14:16; 1 TESSALONICENSES 1:6)
• Ele produz em nós o seu fruto (GÁLATAS 5:22,23)
• Ele dá dons espirituais (1CORÍNTIOS 12:7-11)
O Espírito Santo é o nosso Consolador, Mestre e Amigo. É ele quem nos ensina obedecer a Cristo. Ele desperta em nós o desejo de testemunhar de Jesus para as pessoas não crentes. É necessário que você seja sensível ao Espírito Santo e sempre obedeça-Lhe em tudo. Assim, Você será um crente vitorioso.

MINHA ORAÇÃO

Peça a Deus que encha-o com o Espírito Santo. Convide-o para orientá-lo em todas as suas decisões. Lembre-se de que o Espírito Santo é o seu advogado, professor e amigo.





23 de agosto de 2012

Ele esta cada vez mais próximo


Em toda a Bíblia Sagrada à volta de Jesus é confirmada tanto no Antigo como no Novo Testamento através de mais de 700 afirmações, o Senhor Jesus confirma a seus discípulos a promessa de sua volta, afirmando: “Virei outra vez” (João 14:03).
Por ocasião de Jesus sendo vendo levado ao céu, dois anjos colocam-se diante deles afirmando: “Esse Jesus que estava com vocês e foi para o céu, voltara do mesmo modo que o viram subir” (Atos 1:11)
Os anjos confirmaram a volta de Jesus, dizendo que Ele voltara em sua presença visível, real, em corpo físico Glorificado, assim como foi sua subida.
Há pessoas que dizem que Jesus voltará apenas espiritualmente e que os justos serão arrebatados secretamente. Essa teoria é incoerente com as escritura; Pois a Bíblia afirma que Ele vira de forma tão real e ostensiva quanto o relâmpago que ilumina o céu com figurante luz.
Jesus confirma “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:27.
Assim Ele virá buscar os seus filhos.
Há que maravilhoso será aquele dia... Quanta alegria! Gloria sem fim!
Será o dia de vitoria! Não sabemos descrever, nem imagina tanta gloria.
Mas para aqueles que ficaram porque não se prepararam para ir com Ele, somente esses poderão explicar...
Quer você está preparado para receber o seu abraço de amor, a sua coroa de vitoria naquele dia?Então prepara-se porque Jesus Esta VOLTANDO...



22 de agosto de 2012

Não abandone a Fé na Universidade


Infelizmente muitos cristãos esfriam na fé quando ingressam na universidade. Mas não é difícil perceber o motivo. As pressões que o jovem cristão enfrenta no mundo para abandonar a fé, são multiplicadas no ambiente universitário. Na universidade o estudante, semanalmente, está repleto de convites para festinhas, barzinhos e showzinhos. O acesso às drogas e todo tipo de vício é fácil. O ambiente é promíscuo, com as roupas indecentes e o comportamento imoral dos alunos. Todo tipo de piada, blasfêmias e ridicularizações são feitas constantemente. Sem falar que é preciso enfrentar o ateísmo e as duras críticas contra Deus, o Cristianismo e a Igreja, feitas pelos professores e escritores.
Diante dessas situações, muitos cristãos têm tomado uma das seguintes atitudes: ou cedem às pressões com medo da rejeição e zombaria; ou partem para um isolamento total, ficando absolutamente acuados.
Mas nenhuma dessas posturas é a correta. Evidentemente o cristão não deve negar sua fé, e tampouco se isolar, se tornando sal insípido que não serve para nada.
Quais devem ser então, as características de um universitário cristão? Vejamos:
O universitário cristão precisa, antes de tudo, ter profunda convicção da fé em Jesus Cristo. Para isso deve ter comunhão diária com Deus. Precisa de saúde espiritual. Assim ele viverá um cristianismo contagiante. A presença de Deus será perceptível, e seu testemunho poderoso.
O universitário cristão precisa conhecer a Bíblia a fundo. Na universidade não há espaço para brincadeiras, por isso é preciso saber defender consistentemente a fé cristã.
O universitário cristão precisa ser um aluno exemplar. Precisa estudar o dobro que os outros. Deve fazer tudo com excelência, se superar, e ser a referência.
O universitário cristão também precisa compreender o mundo. Não pode ficar apático e indiferente aos temas políticos e sociais. Precisa ser atuante. Deve se posicionar diante dos acontecimentos do mundo com uma perspectiva cristã, e influenciar os outros com suas opiniões. Suas idéias devem ser sempre relevantes.
O universitário cristão precisa se conscientizar que ele é um formador de opinião. Precisamos de escritores, professores, cronistas que interpretem o mundo com uma mente cristã!
O universitário cristão é um missionário num campus de evangelização. Deve pregar a tempo e fora de tempo. Deve ter sempre uma mensagem significativa para os não-cristãos. O universitário cristão tem que ser parecido com Cristo!
Deus nos capacite! Não podemos ser acomodados. Não podemos ser vacilantes na fé. Devemos sim, viver um cristianismo vivo, ousado, consciente e fervoroso!
Que todos os universitários cristãos possam resplandecer a luz de Cristo! Que nesta sociedade corrompida e depravada, cada um se torne uma referência da vida plena e abundante que há em Cristo Jesus.

Texto de Davi Lago



O RAIO-X DA IGREJA EVANGELICA NO MUNDO‏



Um dos mais eficazes evangelistas que já viveu Dr. Bill Bright fundador da Cruzada para Cristo e a Cruzada Estudantil para Cristo disse que o grande perigo para os novos convertidos é o que os aguarda dentro da igreja.
Preocupado com a falta de padrões morais dentro da igreja, antes de morrer em Julho de 2003, escreveu dois livros. Um livro sobre os 10 mandamentos e outro sobre a verdade do céu e o inferno. Bill estava preocupado em saber que o evangelismo moderno produzia joio e a igreja estava perdendo seu padrão de santidade e seu temor por Deus.
Hoje o discurso que tornou o ‘amor’ em tolerância ao pecado, atou mãos e pés da igreja em seu testemunho ao mundo. Esses são os dados oficiais colhidos de várias organizações cristãs*, revistas e de institutos de pesquisas. Os números foram publicados no livro “God Has a Wonderful Plan to your Life” ** de Ray Comfort (à direita na foto):
45% dos evangélicos acreditam que o vício de jogar apostado não é pecado
49% dos evangélicos acreditam que viver a dois sem se casar não é pecado
49% dos crentes mantém fantasias sexuais por diversas pessoas
33% dos evangélicos nascidos de novo dizem que aborto não é pecado
13% dos cristãos nascidos de novo fizeram ou fazem aborto
53% dos evangélicos são viciados em pornografia na internet
30% dos pastores evangélicos são viciados em pornografia
50% dos crentes não acreditam na existência do diabo
50% dos evangélicos acreditam que Jesus tenha pecado em algum ponto
16% dos crentes acreditam que não devem repartir o evangelho
25% dos irmãos acreditam que a Bíblia tem falhas em seus princípios
41% dos evangélicos acreditam que a Bíblia e o Alcorão vieram de Deus
46% dos evangélicos não acreditam numa verdade absoluta de Deus
54% dos crentes acreditam que tudo na Bíblia é relativo
61% dos jovens evangélicos acreditam que boas obras os levarão ao céu
63% dos evangélicos acreditam que Budistas Islâmicos e Cristãos oram ao mesmo Deus
58% dos evangélicos crêem que todas as religiões ensinam as mesmas verdades
74% dos jovens evangélicos trapaceiam em seus testes na escola
93% dos jovens crentes são desobedientes aos seus pais
63% dos jovens evangélicos agridem pessoas em momentos de ira
77%-81% dos jovens evangélicos se envolvem em roubos pela internet ou pirateiam produtos
88% dos filhos de casais evangélicos se desviam da igreja na adolescência ou juventude

*Barna Group – Alan Guttmacher Institute – World Magazine – Internet survey of 6,000 pastors – Ethics of American Youth Survey – Southern Baptist Council on Family Life
Em uma declaração conjunta, os especialistas Josh McDowell e Ron Luce fizeram um anúncio aterrador: “Por incrível que pareça, ‘aceitar a Jesus’ e fazer parte de uma igreja faz pouca ou nenhuma diferença na vida, atitudes e comportamentos da pessoa. A maioria do povo que freqüentam a igreja está adotando ‘um cristianismo’, mas não o verdadeiro cristianismo.
A.W. Tozer escreveu: “Milhões de pessoas que foram levados a algum tipo de experiência ao aceitarem Jesus não foram na verdade salvas”. D. James Kennedy do Coral Ridge Ministries, fez uma observação semelhante: “A grande maioria das pessoas que são membros de igrejas hoje não são cristãos. Digo isso sem o menor medo erro. Me baseio em evidências empíricas de vinte e quatro de ministério examinando milhares de pessoas.
Ao ler as declarações dos homens acima me desagrava das críticas que recebi nesse mesmo blog quando eu escrevi que a igreja dos nossos dias é campo missionário.
Como poderia uma situação trágica dessas ter acontecido? Como um grande número de pessoas foram levadas a acreditar que eles são cristãos, quando na verdade eles não são? Você já se esforçou para entender como aquele teu parente que fez uma “Decisão por Cristo” não tem nenhum desejo pelas coisas de Deus? Por que os membros da igreja mostram pouca ou nenhuma evidência por sua fé? Há uma explicação.
O evangelista Ray Comfort acusa o evangelismo moderno com a principal causa na produção de Joio na igreja.
Mas o que é o evangelismo moderno? É o evangelismo que centraliza o homem. Pessoas são “envolvidas” na igreja por causa dos “benefícios” oferecidos a eles e não porque são pecadores buscando a salvação em Jesus Cristo.
Qual foi a última vez que você viu, na sua igreja, um apelo para que alguém se arrependa de seus pecados e receba Jesus como Senhor? Qual foi a última vez que seu pastor mencionou os Dez mandamentos na sua igreja? Qual foi a última vez que Jesus foi apresentado como “Aquele que recebe o pecador arrependido de seus pecados?” Noventa por cento da igreja não sabe relacionar os Dez mandamentos. Como alguém poderá ser santo se não sabe qual o padrão de santidade a seguir?
As igrejas apresentam Jesus como “aquele que vai encher seu coração, que vai te trazer paz, vai consertar seu casamento, te livrar das drogas, te dar um carro novo etc.… Aqui está à ineficácia do evangelismo moderno. Quando Jesus é diminuído e sua ação é limitada aos desesperados ou quando Jesus é transformado em “milagreiro adulador” para que os homens não saiam da igreja.
A exemplo da geração de Israel que viram todos os milagres de Deus desde a sua saída do Egito para terra prometida, mas que morreram no caminho. Assim é essa geração de evangélicos. Que apesar de receberem milagres não conhecem o Deus Santo que opera os milagres. Milagres não convertem e nem salvam ninguém. O evangelho pregado na sua integra sim.
Chega de milagres e campanhas de prosperidades que enchem a igreja de joio. O que TODO homem e mulher precisa é de um salvador que os livre da condenação pela qual o mundo já foi julgado. Quem é “abençoado” e vive em paz, segurança, tem bom casamento, não está nas drogas, não possui vazio interior, teve pais presentes, tem grana e é feliz TODAVIA quando confrontado pela lei moral de Deus, pelos dez mandamentos, lhes é revelado a sua condição de caído, inimigo de Deus e condenado. Nesse ponto TODOS os homens e mulheres são iguais. E todos precisam se arrepender e buscar a salvação que está somente em Jesus Cristo.
**
O título do livro de Ray Comfort “Deus tem um Plano Maravilhoso Para Sua Vida” é uma ironia do autor ao evangelismo moderno.



FONTE Wesley Moreira wesmo


21 de agosto de 2012

Sexo antes do casamento, toques, masturbação e pornografia… É pecado?


Quando falamos sobre sexo antes do casamento, toques, masturbação e pornografia, a pergunta principal que muitos fazem é: “Isso é pecado?”. Creio que esse questionamento é bastante comum, embora uma resposta convincente seja negligenciada geração após geração. Então, humildemente, quero tratar disto de um modo intelectualmente honesto e indo direto ao ponto, sem enrolação, usando quatro textos-chaves, crendo que não há quem possa negar a verdade da Escritura.

“Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu; mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se” (1 Co 7:8,9).

O raciocínio de Paulo é bem simples. Ele está argumentando sobre a
possibilidade de solteiros e viúvas abraçarem o celibato – o não-casamento. Em meio ao seu ensino, ele deixa um conselho curto e importantíssimo sobre desejo sexual. Mesmo que ele ansiasse que estas pessoas não casassem, ele sabia que alguns iriam sentir fortes desejos, correndo o risco de alguém não conseguir “conter-se”. O que essas pessoas deveriam fazer? Que atitudes aqueles que não têm força para conter sua sexualidade devem tomar? Masturbação para aliviar? Pornografia para relaxar um pouco? Dá uns “pega” na namorada? Nada disso. Paulo só apresenta duas escolhas para os que não conseguem vencer seu desejo: ou casa, ou se “abrasa” – o que outras traduções põem como “arder de desejo”.
O texto é bem claro, embora não o leiamos com a atenção devida na maioria das vezes. Você, jovem, tem desejos sexuais incontroláveis? Você se sente um poço de luxúria e está a ponto de explodir de vontade? Deus só te permite fazer duas escolhas: ou continuar assim ou se casar – suprindo todo o seu desejo do modo que Ele ensinou.

“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará” (Hb 13:4).
Esse texto requer um pouco mais de atenção. O escritor usa uma linguagem que pode passar despercebida aos nossos olhos se não formos cuidadosos. Esse texto fala, basicamente, sobre sexo. Temos uma clara ordem para venerarmos, ou seja, prestarmos honras a dois ambientes sexuais intercambiáveis. Primeiro, ao matrimônio; segundo, ao leito sem mácula. Então, ele expõe que Deus julgará os que vivem uma sexualidade oposta ao que deveria ser honrado, ou seja, os que vivem em prostituição e os que vivem em adultério. Podemos perceber, sem muito esforço, que matrimônio é contrastado com prostituição e leito sem mácula, com adultério. Vamos olhar para essas duas oposições.
A segunda oposição é simples: percebemos que quando adulteramos, ou seja, traímos nossos cônjuges, pecamos contra o leito sem mácula – que, pelo texto, só pode ser o leito de um casal devidamente casado. Ou seja, toda relação sexual fora do leito de seu parceiro é um adultério (até mesmo as que não saem do campo da mente e do coração, segundo Mateus 5:27,28). Já a primeira oposição é o que chama nossa atenção de um modo mais específico: as atividades sexuais fora do matrimônio são consideradas como um ato de prostituição. Todo sexo que não ocorre dentro de um casamento é uma atitude prostituta – e digna do julgamento de Deus.
Amigo, toda atitude sexual que ocorre fora do casamento é considerado, neste trecho da carta aos Hebreus, como um ato de prostituição. A Santa Escritura ordena: “Fugi da prostituição”, e completa: “Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (1 Co 6:18). Fuja de toda atitude prostituta, fuja de todo ato sexual que acontece fora do matrimônio.

“Filho do homem, existiam duas mulheres, filhas da mesma mãe. Elas se tornaram prostitutas no Egito, envolvendo-se na prostituição desde a juventude. Naquela terra os seus peitos foram acariciados e os seus seios virgens foram afagados” (Ez 23:2,3).

O texto é muito simples. Deus está narrando para Ezequiel a história de duas irmãs por parte de mãe que se entregaram à prostituição nas terras egípcias, mesmo quando ainda jovens. O pronto principal que Deus ressalta sobre a prostituição daquelas moças é que “seus peitos foram acariciados e os seus seios virgens foram afagados”. Garotas, se o Senhor trata os “toques” de seu namorado como um ato de prostituição, que tal lutar contra isso como você luta contra o sexo em si? Diante de Deus, é o mesmo pecado.

“Fiz um acordo com os meus olhos de não olhar com cobiça para as moças” (Jó 31:1)

A Escritura testemunha sobre Jó, dizendo que ele era um “homem íntegro, reto e temente a Deus”, que “desviava-se do mal” (1:1). O próprio Senhor Jeová proferiu que não havia “ninguém… na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal” (1:8). Conhecendo as qualidade que Deus entregou a esse servo, vemos um exemplo disso no capítulo 31 do livro que conta sua história. Jó, expondo as próprias obras de justiça, diz que fez um pacto com sigo mesmo de “não olhar com cobiça para as moças”. O texto de Mateus 5:27,28 deixa claro que o cobiçar alguém já é, em si, um ato de adultério.
Como, diante deste ato de Jó, podemos tentar defender a pornografia como aceitável? Não podemos, de modo algum, ceder à nossas vontades carnais que pregam à nossa mente, dizendo que só observar não produz mal algum. Que digamos como o Salmista: “Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Sl 101:3).
O que nós aprendemos com esses quatro textos bíblicos?
Vemos na primeira carta de Paulo aos cristãos da cidade de Corinto que só temos duas escolhas com relação aos nossos desejos: ou casar (que é o recomendado) ou arder em desejo. Masturbação, pornografia ou toques não são opções; ou casa, ou se abrasa.
Podemos perceber, pelo texto de Hebreus, que todo ato sexual que ocorre fora do casamento é uma prostituição; e que todo ato sexual que ocorre sem ser com seu cônjuge, é adultério. Então, todo auto-erotismo, sexo pré-matrimonial, preliminares e até masturbar-se quando sua esposa não está afim de ter relações são atitudes dignas do julgamento do Santo Deus.
Percebemos pela profecia de Ezequiel que tocar indevidamente em moças é um pecado de prostituição, mostrando, no mínimo, que o relacionamento entre um casal não-casado nunca deve passar de beijos e carinhos comportados.
Por fim, Jó nos ensina, com a própria vida, a não cobiçarmos as moças (ou os moços, conseguintemente); levando-nos a perceber que a pornografia ou o voyeurismo são atos pecaminosos que precisam ser mortificados em nossas vidas.
Então, amigo, gaste um tempo para lidar com tudo isso. Talvez você já considerasse esses atos como pecaminosos, então medite mais nestes textos e confirme mais as verdades que você já conhecia; se você não tem os pecados sexuais que foram apresentados aqui como realmente pecaminosos, leia os textos bíblicos apresentados aqui com cuidado e oração. Renda-se às verdades apresentadas nas Escrituras e viva a vontade do Pai.

Nota: Sei que esse tema é doloroso para a maioria dos jovens. Tratar esses pecados de um modo indiferente e com pouca compaixão é irresponsável e é uma atitude digna de julgamento severo. Não use essas verdades sem amor e nem use o amor como desculpa para diminuir a verdade. Talvez esse texto caia nesta condenação, mas é culpa de seu caráter mais técnico. Vide regra, mansidão é a melhor maneira de tratar escravos desta pecaminosidade. Não esqueça isso.


Por Yago Martins © Voltemos ao Evangelho.


Estratégias Para Lutar contra a Lascívia



Estou pensando em homens e mulheres. Para os homens, isto é óbvio. É urgente a necessidade de lutar contra o bombardeamento de tentações visuais que nos levam a fixar-nos em imagens sexuais. Para as mulheres, isto é menos óbvio, porém tal necessidade se torna maior, se ampliamos o escopo da tentação de alimentar imagens ou fantasias de relacionamentos. Quando uso a palavra “lascívia”, estou me referindo principalmente à esfera dos pensamentos, imaginações e desejos que visualizam as coisas proibidas por Deus e freqüentemente nos levam a conduta sexual errada.
Não estou dizendo que o sexo é mau. Deus o criou e o abençoou. Deus tornou o sexo agradável e definiu um lugar para ele, a fim de proteger sua beleza e poder — ou seja, o casamento entre um homem e uma mulher. Mas o sexo tornou-se corrompido pela queda do homem no pecado. Portanto, temos de exercer restrição e fazer guerra contra aquilo que pode nos destruir. Em seguida, apresentamos algumas estratégias para lutar contra desejos errados.
Evitar — evite, tanto quanto for possível e sensato, imagens e situações que despertam desejos impróprios. Eu disse “tanto quanto possível e sensato”, porque às vezes a exposição à tentação é inevitável. E usei os termos “desejos impróprios” porque nem todos os desejos por sexo, alimento e família são maus. Sabemos quando tais desejos são impróprios, prejudiciais e estão se tornando escravizantes. Conhecemos nossas fraquezas e o que provoca tais desejos. Evitar é uma estratégia bíblica. “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça” ( dois Tm 2.22). “Nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências” (Rm 13.14).
Não — diga “não” a todo pensamento lascivo, no espaço de cinco segundos. E diga-o com a autoridade de Jesus Cristo. “Em nome de Jesus: Não!” Você não tem mais do que cinco segundos. Se passar mais do que esse tempo sem opor-se a tal pensamento, ele se alojará em sua mente com tanta força, a ponto de se tornar quase irremovível. Se tiver coragem, diga-o em voz alta. Seja resoluto e hostil. Como disse John Owen: “Mate o pecado, se não ele matará você”. 1 Ataque-o imediatamente, com severidade. “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7).
Voltar — volte seus pensamentos forçosamente para Cristo, como uma satisfação superior. Dizer “não” será insuficiente. Você tem de mover-se da defesa para o ataque. Combata o fogo com fogo. Ataque as promessas do pecado com as promessas de Cristo. A Bíblia chama a lascívia de “concupiscências do engano” (Ef 4.22). Tais concupiscências mentem. Prometem mais do que podem oferecer. A Bíblia as chama de “paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância” (1 Pe 1.14). Somente os tolos cedem a elas. “Num instante a segue, como o boi que vai ao matadouro” (Pv 7.22). O engano é vencido pela verdade. A ignorância é derrotada pelo conhecimento. E tem de ser uma verdade gloriosa e um conhecimento formoso. Esta é razão por que escrevi o livro Vendo e Provando a Cristo (Seeing and Proving Christ — Crossway, 2001). Preciso de breves retratos de Cristo para me manter despertado, espiritualmente, para a sublime grandeza do Senhor Jesus. Temos de encher nossa mente com as promessas e os deleites de Jesus. E volvermo-nos imediatamente para tais promessas e deleites, depois de havermos dito “não”.
Manter — mantenha, com firmeza, a promessa e o deleite de Cristo em sua mente, até que expulsem a outra imagem. “Olhando firmemente para… Jesus” (Hb 12.2). Muitos fracassam neste ponto. Eles desistem logo. Dizem: “Tentei expulsar a fantasia, mas não deu certo”. Eu lhes pergunto: “Por quanto tempo fizeram isso?” Quanta rigidez exerceram em sua mente? Lembre: a mente é um músculo. Você pode flexioná-la com violência. Tome o reino de Deus por esforço (Mt 11.12). Seja brutal. Mantenha diante de seus olhos a promessa de Cristo. Agarre-a. Agarre-a! Não a deixe ir embora. Continue segurando-a. Por quanto tempo? Quanto for necessário. Lute! Por amor a Cristo, lute até vencer! Se uma porta automática estivesse para esmagar seu filho, você a seguraria com toda a sua força e gritaria por ajuda. E seguraria aquela porta… seguraria… seguraria… Jesus disse que muito mais está em jogo no hábito da lascívia (Mt 5.29).
Apreciar — aprecie uma satisfação superior. Cultive as capacidades de obter prazer em Cristo. Uma das razões porque a lascívia reina em tantas pessoas é porque Cristo não lhes é muito cativante. Falhamos e somos enganados porque temos pouco deleite em Cristo. Não diga: “Esta conversa espiritual não é para mim”. Que passos você tem dado para despertar sua afeição por Cristo. Você tem lutado por encontrar gozo? Não seja fatalista. Você foi criado para valorizar a Cristo — de todo o coração — mais do que valoriza o sexo, o chocolate ou o açúcar. Se você tem pouco desejo por Cristo, os prazeres rivais triunfarão. Peça a Deus que lhe dê a satisfação que você não tem. “Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias” (Sl 90.14). E olhe… olhe… e continue olhando para Aquele que é a pessoa mais magnificente do universo, até que você o veja da maneira como Ele realmente é.
Mover – mova-se da ociosidade e de outros comportamentos vulneráveis para uma atividade útil. A lascívia cresce rapidamente no jardim da ociosidade. Encontre algo útil para realizar, com todas as suas forças. “No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor” (Rm 12.11); “Sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Co 15.58). Seja abundante em atividades. Faça alguma coisa: limpe um quarto, pregue uma tábua, escreva uma carta, conserte uma torneira. E faça tudo por amor a Jesus. Você foi criado para administrar e trabalhar. Cristo morreu para nos tornar zelosos “de boas obras” (Tt 2.14). Substitua as concupiscências e paixões enganosas por boas obras.

Pai de misericórdias, quão freqüentemente
Deixamos de lutar contra a lascívia.
Temos abraçado o inimigo que faz guerra contra a nossa alma.
Perdoa-nos, de acordo com tua promessa de ser
Tardio em ira e abundante em misericórdia.
Vem agora e dá-nos nova determinação
Novo poder e nova visão de tuas
Promessas e de teu supremo valor.
Sacia-nos de manhã com a tua benignidade
Destrói a raiz de nossa lascívia com um prazer superior.
Em nome de Jesus, oramos. Amém.

fonte : John Piper