4 de maio de 2013

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO "EVANGÉLICO"



Em julho de 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das sete maravilhas do mundo! O símbolo do Rio de Janeiro, que acolhe a chegada de turistas do mundo todo à chamada cidade maravilhosa, assumiu seu lugar na nova lista de Maravilhas do Mundo ao lado de seis outras obras: a Grande Muralha da China; a cidade helenística de Petra, na Jordânia; a cidade inca de Machu Picchu, no Peru; a pirâmide de Chichen Itzá, no México; o Coliseu, antiga arena de combates em Roma; e o túmulo do Taj Mahal, na Índia.
.
Mas, você sabia que existem também as sete “maravilhas” do mundo “evangélico”, isto é, as que mais fascinam boa parte das pessoas que dizem servir a Deus, na atualidade? Quais são elas?
.
PROSPERIDADE
.
Esta, sem dúvida nenhuma, está em primeiro lugar, apesar de o Senhor Jesus ter dito: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça…” (Lc 12.13-31). Dizem os super-pregadores e cantores-ídolos: “Muitos criticam quem fala de prosperidade. Mas eu não falo sobre prosperidade; eu vivo prosperidade. Eu não ando mais de fusquinha; tenho tudo do bom e do melhor. Se você quiser ser como eu, passe a ofertar sempre com a maior nota que tiver em sua carteira”. Fazer o quê? O povo é manipulável, e muitos líderes não têm coragem de combater esses que mercadejam a Palavra. Mas não se engane. Deus haverá de julgá-los, a menos que se arrependam.
.
ECUMENISMO
.
O alvo hoje em dia não é pregar a verdade como ela é, e sim unir forças pelo bem comum. A doutrina divide. Temos de nos unir. Por isso, a cada dia surgem igrejas para todos os gostos… Já existem até igrejas “evangélicas” lideradas por “pastores” que abdicaram do seu chamamento másculo! Sabe qual é o lema deles? “O Senhor é o meu Pastor e me aceita como eu sou”. Que “ma-ra-vi-lha”, não é mesmo?!
.
TEOLOGICENTRISMO
.
O negócio é não abrir mão das convicções teológicas, ainda que elas não tenham apoio da Palavra de Deus! Se Calvino falou, está falado! Ainda que as ideias de algum teólogo sejam contrárias à Palavra de Deus, não importa! Você não acha isso “ma-ra-vi-lho-so”? A Bíblia fica em segundo plano. O que vale é o que os nossos teólogos preferidos dizem!
.
FARISAÍSMO
.
Esta “maravilha” também deve estar bem cotada por aqueles que se dizem conservadores, mas são, na verdade, extremistas. Sabemos que ser conservador à luz da Palavra de Deus é correto (AP 3.11; 2 Tm 1.13; 1 Tm 6.20), porém os pseudo-conservadores apreciam bastante a prática de “coar mosquitos” e “engolir camelos” (MT 23.24).
.
ANTROPOCENTRISMO
.
Canções e falações — tidas como hinos e pregações — da moda colocam o ser humano no centro de todas as coisas. “Determine a sua vitória”, “Você nasceu para ser um vencedor”, “Profetize para você mesmo e diga isso e aquilo”. Estas são algumas das frases preferidas do mundo “evangélico”. Não tenho dúvidas de que o humanismo ou antropocentrismo é uma das “maravilhas” daqueles “servos de Deus” que vão aos cultos só para receber, receber, receber… O negócio hoje é buscar a “restituição”, invadir o terreno do Inimigo e pegar de volta tudo o que ele roubou, além de quebrar maldições…
.....
EXTRAVAGANCIA
.
Não há dúvidas de que os shows, com muita dança diversão, gritos frenéticos, etc, façam parte desta lista de “maravilhas evangélicas”. E junto com eles as “baladas” gospel, as festas jesuínas, etc. Mas, como nos dias dos profetas Isaías e Amós, Deus não recebe esse “som dos adoradores extravagantes” (Is 29.13; Am 5.23). John F. MacArthur Jr. disse, acertadamente: “As Escrituras dizem que os primeiros cristãos viraram o mundo de cabeça para baixo (At 17.6). Em nossa geração, o mundo está virando a igreja de cabeça para baixo” (Com Vergonha do Evangelho, Editora Fiel, p.52).
.
EXPERIENCIALISMO
.
Numa época em que super-pregadores visitam o “Céu” e falam diretamente com “Deus Pai”, “Jesus”, “Paulo”, “Maria”, anjos, etc, ninguém precisa mais ler um livro tão “desatualizado” como a Bíblia, não é? Hoje muitos seguem aos seus impulsos e recebem mensagens “proféticas” de galinhas ou ordem do “Espírito” para andar como um leãozinho marcam a vinda de Jesus para um sábado de 2007, distribuem dentes de ouro, ministram a unção do riso e o “cair no Espírito”… Que “maravilha”!
.
Alguém poderá perguntar: “Em que lugar ficou o evangelho cristocêntrico? E a santificação? E a renúncia? E o culto a Deus em verdadeira adoração, em espírito e em verdade? E os genuínos dons espirituais? E a Escola Bíblica Dominical? E os bons costumes? E a evangelização? E a oração? E o jejum? Será que, pelo menos, entraram na lista?” Bem, como se vê, as “maravilhas” citadas têm um poder de sedução muito maior sobre o mundo “evangélico”, e as verdadeiras maravilhas tendem a ser esquecidas…
.
Mas eu pergunto: Diante dessa flagrante falta de interesse pela Palavra de Deus e da valorização do que não agrada ao Senhor, devemos ficar calados? Devem os servos de Deus, capazes de discernir entre o bem e o mal, ficar quietos? Não podemos julgar? Temos de ficar olhando a banda passar?
.
***
Extraído de:
ZIBORDI, Ciro. Mais erros que os pregadores devem evitar CPAD.



Nenhum comentário:

Postar um comentário